SOCIAL - CRUZ PEITORAL

Padre Gabriel Denho Dahho recebe das mãos de S. Eminência Mar Severius Murad, bispo da Terra Santa e Jordânia, a Cruz Peitoral outorgada por SS Mar Ignatius Zakai I, Iwas, Patriarca da Cátedra de Antioquia e Sumo Pontífice da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia em todo o Mundo.

A cerimônia de entrega aconteceu com grande pompa às dezenove horas do Domingo, dia 25 de fevereiro de 2001, quando S. Eminência Mar Severius Murad foi recebido com as honras de praxe exclusivas dos bispos e patriarcas da Igreja Sirian Ortodoxa, após breve oração e abertura da cerimonia, em homilia dirigida aos presentes referiu-se às razões e as novas responsabilidades do Padre Gabriel, pároco da Igreja Siríaca Ortodoxa de Santa Maria em São Paulo com a outorga da cruz; em seguida proclamou três vezes:

EVENTOS SOCIAIS

Festa Junina 2012
Páscoa 2014
Dia das mães 2014
Dia dos Pais 2014

" Glória, ornamento e exaltação para a Santíssima Trindade igual em essência; Paz e edificação para a Santa Igreja de Deus!"
Durante a proclamação o público presente com grande emoção irrompeu em aplausos ao estilo oriental e então S. Eminência outorgou ao Padre Gabriel a Santa Cruz.
Emocionado, Padre Gabriel proferiu palavra de gratidão tanto a SS o Patriarca como ao bispo porta voz de SS, e prometeu dedicação à comunidade que tanto o apoia. Definiu como razão para receber a Cruz Peitoral a educação recebida de sua mãe, a oportunidade de ter cursado o seminário Santo Afrem em Damasco e a graça de ter nascido siríaco
Em seguida o presidente da diretoria da Igreja Siríaca Ortodoxa Santa Maria, Sr. Elie Werdo proferiu um discurso de gratidão e merecimento do Padre Gabriel, e lembrou que a Cruz Peitoral já fora usada por outro pároco na Igreja de Santa Maria em São Paulo ou seja o atual bispo da Terra Santa e Jordânia, o próprio porta-voz de SS o Patriarca.

A diretoria da Igreja de Santa Maria presenteou o homenageado com uma lembrança entregue pelo professor e literato Ghattas (Denho) Madkasi Elias e S. Eminência o bispo com a lembrança entregue pelo comendador Hanna Werdo, vice-presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Sirian Ortodoxa Santa Maria.

A cerimônia foi finalizada por S. Eminência Mar Severius Murad com cânticos e benção final.

Após a cerimônia foi oferecido coquetel de confraternização aos presentes.