Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria

ENCÍCLICA 2002
 
ENCICLICA PATRIARCAL PARA A QUARESMA DO ANO 2002.

Em nome do auto-existente, sempiterno, de necessária existência...
O Todo-poderoso,

Ignatius Zakka I Iwas, Patriarca da Santa Sé de Antioquia e de todo o Oriente,
Chefe supremo e universal da
IGREJA SIRIACA ORTODOXA
Em todo o mundo.

Da Oração

ENCÍCLICAS E ÉDITOS
 
 
 
2015  
2015 Aramaico  
 
 
 
 

 

   

Oferecemos bênçãos apostólicas, orações benevolentes, e saudações no Senhor aos nossos irmãos, suas eminências os metropolitas, bispos, aos nossos filhos espirituais os veneráveis sacerdotes, os devotos monges, às freiras e diáconos e a todo o nosso abençoado povo siríaco-ortodoxo. Que a Divina Providência os envolva através das orações da Virgem Maria, Mãe de Deus e São Pedro o chefe dos apóstolos e de todos os mártires e santos, amém.

Disse Nosso Senhor Jesus Cristo: Pedi e vos será dado, buscai e achareis, batei e sereis atendidos, pois, todo aquele que pede receberá e o que busca achará e quem bate à porta abrir-lhe-á. (Mt. 7: 7 -8)

Inclinai vossos ouvidos a todos os viajantes na estrada deste mundo, vós que com diferentes cargas de vida cansastes e com diferentes angústias vos tendes preocupado. Jesus, Nosso Senhor, receita o remédio para esta doença que é a elevação de preces em Seu nome ao Pai Celeste. Jesus promete que com pedidos fervorosos, se apresentados com firmeza de fé, sereis atendidos.

O apóstolo Paulo define esta fé dizendo: é, pois a fé a substancia das coisas que se devem esperar, um argumento das coisas que não aparecem. (Heb. 11:1). Ter fé em Deus é admitir em pensamento, coração e fala, Sua existência e em todos os fatos da fé que Seu Filho amado, Nosso Senhor Jesus Cristo nos revelou. Derramai, portanto, suas almas, corações e mentes diante dEle em humildade, brandura, arrependimento e remorso total por todas as ofensas que cometestes e Ele perdoará os vossos pecados e dar-vos-á o descanso dos trabalhos. Ele se rejubilará por retornardes a Ele em arrependimento assim como o pai do filho pródigo rejubilou-se com o seu filho arrependido. O pai perdoou-lhe sua desobediência e o esbanjar da sua riqueza em extravagâncias e vida pecaminosa, e, aceitou a sua confissão dos seus pecados e o seu arrependimento. O filho pródigo disse ao pai: Pai pequei contra o céu, e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Então disse o pai aos seus servos: tirai depressa o seu primeiro vestido, e lho vesti l e metei-lhe um anel no dedo e as sandálias novas nos pés! Trazei um vitelo bem gordo, matai-o, para comermos e para nos regalarmos! Porque este meu filho era morto, e reviveu! Tinha-se perdido e achou-se. E começaram a banquetear-se. (Lc. 15: 21-25).

Jesus, Nosso Senhor, ensinou-nos a chamar o Pai Celestial - Pai nosso que estais no céu - para que pudéssemos chamá-Lo com a liberdade de Seus filhos. Jesus, Nosso Senhor, assim fez para nos encorajar a perfilarmo-nos diante do Pai Celeste como seus filhos na graça e pedir-lhe em nome do Seu Amado Filho. Assim fez para nos encorajar a adorar o Pai Celeste em espírito e verdade para dissipar a aflição diante dEle.

Jesus, Nosso Senhor, comparou a justiça do Pai Celeste com a piedade paterna humana para seus filhos dizendo: ou qual de vós porventura é o homem que se seu filho lhe pedir pão, dar-lh-á uma pedra? Ou porventura se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Pois se vós outros sendo maus sabeis dar boas dádivas a vossos filhos: quanto mais vosso Pai que está nos céus dará bens aos que Lhas pedirem? (Mt. 7: 9 - 11)

Meus amados:

Desde o princípio da existência, dois fiéis não discordarão que o homem está em conflito com o diabo e suas forças numa luta sem tréguas. Neste particular o apóstolo Pedro exorta-nos a resistir nosso inimigo o diabo dizendo: sede sóbrios e vigiai, porque o diabo vosso adversário anda ao redor de vós como um leão que ruge buscando a quem possa tragar. Resisti-lhe fortes na fé, sabendo que os vossos irmãos que estão espalhados no mundo sofrem a mesma tribulação. (I Pe. 5: 8 - 9).

Orando a Deus deste modo é muito necessário, e, buscando a ajuda de Deus é um dever, para que Deus possa nos salvar do nosso inimigo depravado. O Senhor descreveu o diabo dizendo aos judeus: vós sois filhos do diabo e quereis cumprir os desejos do vosso pai; ele era homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. (Jo. 8:44). Este maldito diabo ainda nos arma armadilhas para nos capturar e fazer-nos cair em tentação para que caiamos na fenda do pecado, assim como fez com Adão o pai da humanidade. Por esta razão, Nosso Senhor Jesus Cristo, ensinou-nos a Oração do Senhor, para pedir ao Pai Celeste dizendo: não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Nosso Senhor, Jesus, proclamou o amor de Deus a nós, dizendo: porque assim amou Deus ao mundo, que lhe deu Seu Filho Unigênito; para que todo o que crê nEle não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo. 3:16). Jesus nos redimiu com Seu precioso sangue e nos deu a vitória sobre o diabo. Ele como nós entrou em tentação em tudo exceto no pecado e nos deu a vitória contra o diabo. Por isso se perseverarmos na oração ao Pai Celeste, em Seu nome, Ele estará definitivamente conosco na nossa luta contra o diabo e nós venceremos o inimigo de Deus e do homem com a força de Nosso Senhor Jesus. Jesus nos ordena dizendo: vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca. (Mt. 26:41).

Jesus do mesmo modo diz sobre alguns tipos de demônios que entram (ou possuem) nos homens e torturam-nos: mas esta casta de demônios não se lança fora, senão à força de oração e jejum (Mt. 1'7:20). Quão poderosa é, portanto, a força da oração dos arrependidos, mesmo dos justos: fiel é aquele que levanta seu coração, mente e alma para o céu, e, em fazendo isto, sua oração poderá entrar diante do trono do poder como suave aroma de incenso e ser atendida.

No que diz respeito ao poder da oração, o apóstolo Tiago ensina-nos uma lição eterna perene: a oração do justo, sendo fervorosa, pode muito. Elias era um homem semelhante a nós outros, sujeito a padecer: e fez oração, para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu. E orou de novo e o céu deu chuva e a terra deu o seu fruto. (Ti. 5: 16 - 18). Quando um fiel levanta seu coração, alma e mente a Deus em fé sólida, esperança firme e amor puro, Deus responde suas orações e perdoa suas dívidas depois de ele fiel ter perdoado todos os que a ele devem. O coletor de impostos arrependido orou a Deus humildemente e com coração contrito, respeitosamente e com coração acelerado dizendo: Senhor tem piedade de mim, um pecador, Jesus disse a seu respeito: Digo-vos que este homem voltou justificado para sua casa. (Lc. 18: 13-14). O ladrão arrependido que foi crucificado com Nosso Senhor Jesus Cristo declarou sua fé nEle enquanto na Cruz, também, elevou sua prece a Ele dizendo com esperança firme: Senhor lembra-te de mim quando entrares no Teu Reino! (Lc. 23:42). Seu pedido foi imediatamente confirmado e ele se tornou digno de ouvir a verdadeira promessa do Senhor: Em verdade te digo-te que hoje estarás comigo no paraíso. (Lc. 23:43).

No entanto, se nossa oração não é respondida, vamos nos examinar e ver se oramos com fé ou não, se nos arrependemos para Deus ou não. O Senhor aceita a oração do pecador apenas numa circunstância, que é, quando o pecador pede o perdão de Deus com arrependimento verdadeiro, lágrimas abundantes e determinação de não voltar a pecar. Deus, no entanto, pode não responder nossa oração, pois, poderia provocar algum tipo de dano contra a salvação de nossas almas se aquela oração fosse atendida. Deus sabe o que é melhor para nós. Deus pode também, atrasar a resposta à nossa oração para que possamos mostrar a força da nossa fé no Seu poder. O Santo Evangelho menciona a mulher cananéia que seguiu Jesus quando Ele estava nas cercanias de Tiro e Sidon. A mulher gritava: Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim que minha filha está miseravelmente possuída pelo demônio. (Mt. 15:22), Jesus não lhe respondeu. Ele se atrasou como se não quisesse atender seu pedido, a fim de que pudesse mostrar a força da sua fé para a multidão. Ela persistiu gritando insistentemente. Depois Ele lhe falou, e, tornou-se evidente para o povo da resposta dela, que ela dissera a verdade e que a sua fé em Jesus era firme. A mulher respondeu ao Senhor humildemente e de forma sábia e o Senhor elogiou sua fé, curou sua filha possuída de demônios. A mulher cananéia é o exemplo que devemos seguir. Devemos orar sem tepidez e não questionar a vontade de Deus, mas submetermo-nos a ela. Se demonstrarmos objeção a qualquer coisa que nos aconteça que seja em humildade e sabedoria dizendo: seja feita a tua vontade, ó Senhor! O Senhor Jesus nos ensinou a orar como Ele mesmo fazia. Glória a Ele que costumava se retirar com o Pai Celeste diversas vezes ao dia em orações fervorosas. Quando Jesus orava, Sua oração era um discurso íntimo consigo mesmo, pois Ele e o Pai são um em essência. Ele está no Pai e o Pai nEle, como ele falou a seu respeito (Jo. 14:10). Quando Seus discípulos certa vez lhe pediram para ensina-los como orar, Ele os ensinou a dizer suas orações diretamente ao Pai Celeste, Quando orardes, dizei Pai Celeste...(Mt. 6: 9 - 13; Lc. 11: 1 - 4 ). Jesus nos ensinou e aos Seus discípulos esta curta oração que chamamos Oração do Senhor e apresentou-a como modelo para nós, modelo este que adotamos nas nossas próprias súplicas dirigidas a Deus. Nesta oração Ele incorporou temas envolvendo agradecimento a Deus por suas graças que sempre nos concedeu, glorificação ao Seu nome, e o nosso pedido a Ele para atender as necessidades das nossas almas e corpos, e, desta forma nós O adoramos em espírito e verdade.

Devemos, portanto, perseverar nas orações públicas, juntos, com todos os fiéis na Santa Igreja e comungar na Santa Missa. Devemos também, seguir os passos dos nossos pais praticando as orações matinais e vesperais nos nossos lares por todos e ainda mais, fazer nossas orações particulares para que possamos continuar a nos comunicar com o nosso grande Deus. Fazendo isso ganhamos força dEle, sabedoria e triunfo sobre o nosso inimigo o diabo e suas hostes, e, proteção contra seus seguidores os homens malvados.

Porque necessitamos conhecer a vontade de Deus devemos manter a leitura da Bíblia Sagrada, e ouvir bem para ouvirmos os mandamentos do Nosso Senhor Jesus Cristo em piedade e temor a Deus. Devemos observar seus mandamentos evitando o que é proibido nos mandamentos do Senhor, apresentando a Ele orações de agradecimento e gratidão, e, crendo que Ele é o nosso Deus, Salvador e Redentor. Pois, sem fé não há oração. Como podemos orar a Ele em quem não cremos! O Senhor nos ordenou dizendo: Por isso vos digo, todas as coisas que vós pedirdes orando, crede que as haveis de ter, e que serão vossas. (Mc. 11:24).

Que o Senhor Deus vos abençoe e vos torne dignos de renovar vossa relação espiritual com Ele, gloria a Ele. Que Ele aceite vosso jejum, orações e caridade e que vos torne dignos de celebrar a festa da Sua gloriosa ressurreição dos mortos, com júbilo, alegria, saúde e grande sucesso.

Que a sua graça esteja convosco.

Abun dbaxmaio uxarco. (Pai nosso que estás no céu...)

 

 
Copyright © Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria - Desenvolvido por: MQInfo