Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria

ENCÍCLICA 2011
 


ENCICLICA PATRIARCAL DE NATAL ANO 2011.


IGNATIUS ZAKAI I, IWAS, PATRIARCA SIRIAN ORTODOXO DE ANTIOQUIA E DE TODO O ORIENTE,
SUMO PONTIFICE UNIVERSAL DA IGREJA SIRIAN ORTODOXO DE ANTIOQUIA
ENCICLICA PATRIARCAL DO NATAL DE 2011
Estendemos nossa benção apostólica, orações e saudações de boa vontade a Sua Beatitude Mor Baselios Thomas I (Basílio Tomé I), Maferiono da Índia, a Suas Eminências os Bispos, nossos filhos espirituais os reverendos párocos, padres, frades, freiras, diáconos, diaconisas, e a todo o nosso abençoado povo Sirian Ortodoxo em todo o mundo. Que a Divina Providencia os envolva pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus, São Pedro o chefe dos apóstolos e os demais mártires e santos, Amen.

ENCÍCLICAS E ÉDITOS
 
 
 
2015  
2015 Aramaico  
 
 
 
 

 

   


Depois de orar pelo bem estar de todos citamos a carta de São Paulo, Apóstolo ao seu discípulo Timóteo: "sem controversa como é grande o mistério da piedade divina manifesta na carne!" (I Tim. 3:16)
Amados! Ao ponderar sobre este grande mistério, o mistério da aparição do Senhor, Jesus Cristo, em carne, ficamos atônitos pela atitude da Virgem Maria, como ela enfrentou o admirável milagre da encarnação e o que aconteceu a ela, nela, com ela e à sua frente!? Ela uma simples menina jovem que mal completara seus 14 anos de idade!? Ela é a mãe cuidando seu divino filho, envolvendo-O e deitando-O na manjedoura num estábulo em Belém, pois, não havia alojamento para eles!
Surpreendemo-nos também com as palavras a ela dirigidas pelo anjo Gabriel na Santa Concepção: "não tenhas medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus, e darás a luz em teu ventre a um filho, e darás a Ele o nome de Jesus. Ele será grande, e será chamado o Filho do Altíssimo." - Ó anjo Gabriel, onde está a grandeza de Jesus? Onde está o Seu reino? E onde está o Seu trono?
Sim, em verdade, Seu reino não é deste mundo. Mesmo que todos os sacerdotes desta terra e todos os governantes ignorem Sua existência, ainda assim o céu O glorificou e o anjo anunciou Seu nascimento aos pastores. Pasmos, vemos a Virgem Maria e seu noivo não encontrando alojamento, vão ao celeiro e lá com um burro e um touro se abrigam para que Cristo nascesse, e, sua mãe envolvendo-o, deitou-o na manjedoura... Graças ao Seu nascimento ali, aquela manjedoura transformou-se num lugar sagrado e veio a ser a menina dos olhos de todos os cristãos onde reis de toda terra vêem e tiram suas coroas reverenciando e mais ainda adorando aquele que lá nasceu. Em verdade, aquela manjedoura era o lugar adequado para Jesus, o Salvador descido do céu para nos ensinar a humildade, o remédio que se tornou a cura da doença do orgulho. Ele veio obediente até a morte; mesmo a morte na Cruz para abolir o pecado da desobediência ao mandamento de Deus no Paraíso; "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3: 16).
A manjedoura é o local adequado para aquele que veio para servir e não para ser servido, e, ofereceu-se a si mesmo como resgate para muitos. Começou sua divina missão para alocar-se na descida à terra numa manjedoura para que do outro lado da sua vida carregar a Cruz da vergonha sobre seu ombro cercado de uma multidão furiosa e repugnante; depois, foi pendurado na Cruz e em seguida colocado num túmulo que também não era seu... Ele possuía algo nesta terra? AquEle quando o doutor da lei perguntou-lhe dizendo: "Mestre eu te seguirei aonde quer que vá!" Mas, Jesus lhe respondeu "as raposas tem suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça."(Mt. 8:20)
Sim, em verdade, os fiéis ficarão surpresos e frustrados ao lerem a história do nascimento do Redentor por causa das suas palavras simples e seu estilo, no entanto, as crianças conseguem entende-la em detalhe e ao mesmo tempo os grandes filósofos podem entender o seu significado e compreender os Mistérios Divinos. Isto é o que Jesus queria dizer quando orou ao Seu Pai Celestial com relação a sua missão terrena: "Eu vos agradeço Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos". (Mt. 11:25)
Deus ocultou Seus Mistérios daqueles que se consideravam sábios para envergonhar a sabedoria do mundo. Ele não tinha lugar no meio deles nem nasceu da filha de pais ricos, filósofos ou cientistas, mas, nasceu de uma menina pobre e órfã a Virgem Maria. Entretanto ela era descendente de reis, sacerdotes e profetas! Ele não foi envolvido em berço de ouro ou marfim, nem seu corpo envolvido em suave seda, ao contrário foi envolto em algodão e colocado numa manjedoura no estábulo em Belém a pequenina vila para que quem o procurasse encontrá-lo-ia.
Esta é praticamente a sua mensagem celestial, que aprendamos dEle candura e humildade para que possamos sair do peso da arrogância, preconceito e orgulho contidos em nosso intimo, pois, assim alcançaremos a paz com Deus, conosco mesmo e com todos.
Em verdade a mensagem natalina é de amor e humildade. Vê-mo-la hoje em milhões de crianças sem lar, passando fome com seus pais enquanto nós nos regozijamos nas muitas luxúrias da vida. Cada necessitado, pobre, órfão ou viúva sem arrimo é o irmão ou irmã caçula de Cristo representado pelo pobrezinho menino Jesus de Belém!
Então nós que estamos atados aos mandamentos de Jesus que julgará os humanos no grande dia da verdade, no juízo final, vivamos de acordo com seus feitos misericordiosos e a fé nEle.
Nós que queremos nos perfilar à sua direita com aqueles que com sua voz doce dirá: "Venham vocês que são abençoados do meu Pai, recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo, pois Eu estava com fome e vocês me alimentaram, estava com sede e deste de beber, Eu era estrangeiro, e me receberam em suas casas; Eu estava sem roupa e me vestiram; estava doente e cuidaram de mim; estava na prisão e vocês foram me visitar... Eu garanto a vocês todas as vezes que fizeram isso a um dos menores de meus irmãos foi a mim que o fizeram". (Mt. 25: 34-40)
Meus irmãos, nestes dias em que celebramos o nascimento carnal do Senhor Jesus, preparamos acaso um lugar para o Seu nascimento em nossos corações? Contamos a nossos filhos a história do Seu milagroso nascimento? Falamos da Sua Mãe Maria a pobre órfã e virtuosa Santa? Nós sentimos realmente que Cristo está presente entre nós quando celebramos nossos rituais religiosos participando conosco nas alegrias desta festividade? Ou somos estranhos a Ele como Ele também está longe de nós?
Ele foi chamado de Emanuel que quer dizer: "Deus está conosco" (Mt 1:21). Nós o aceitamos como nosso Salvador e acreditamos no mistério da sua encarnação e redenção? Ou só estamos realizando nossos rituais festivos como uma rotina obrigatória que tem a aparência divina, mas perdeu seu poder porque nossa espiritualidade tornou-se mero costume social desvinculado do espírito?
"Vamos preparar um lugar para Cristo em nossos corações e almas para que vivamos não nós, mas Ele em nós" (Gal. 2:20)
Amados! Não podemos nos desviar dos eventos sangrentos e dolorosos que ocorrem na Síria, Líbano e Palestina; o que a humanidade vem enfrentando em todo o mundo: injustiça, desvios, perseguições, fome, depressão, tristeza e doenças, tudo isto se deve a guerras espirituais lançadas pelo inimigo de Deus contra Deus e seus fiéis. Mas, o Senhor Jesus ensinou-nos através da Sua encarnação que Ele veio para toda a raça humana e em especial os cansados e de fardos pesados, como se Ele um pequenino bebe deitado na manjedoura estendendo seus braçinhos convidando as pessoas assim como Ele as convidou depois: "Vinde a mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso de seu fardo, e eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam comigo, porque sou manso e humilde de coração e vocês encontrarão descanso para suas almas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve". (Mt. 11: 28-30)
Mesmo que não saibamos que surpresas os dias e as noites futuras nos guardam, boas ou más (Deus não permita!), mas nós sabemos uma única coisa: que Deus Todo Poderoso controla os eventos deste mundo. Por isso estamos confiantes porque temos o "Emanuel" que é o nosso Deus, nosso companheiro nesta jornada da vida. Ele é o caminho no qual seguimos, e Ele é a vida que nós vivemos, e, Ele é a verdade à qual nos apegamos carinhosamente, pois, Ele disse de si mesmo: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". (Jo. 14: 6)
Firmes na fé repitamos com o Santo Apóstolo Paulo: "Se Deus é conosco, quem será contra nós? Ele não poupou seu próprio Filho mas o entregou por todos nós. Como não nos dará também todas as coisas junto com o seu Filho?... A tribulação, a angustia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? Como está escrito, por Tua causa somos postos a morte o dia todo, somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro. Mas, em todas essas coisas somos mais do que vencedores por meio daquEle que nos amou. Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes nem as forças das alturas ou das profundidades, nem qualquer outra criatura, nada nos poderá separar do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, Nosso Senhor!" (Rom. 8: 31-38)
O Senhor aceite seu jejum e suas orações!
Que a festa da Sua natividade seja um meio para abençoá-los e a Sua benevolência envolva toda a humanidade. Isto é o que tínhamos a dizer.
Que a Sua Graça esteja com todos vocês e... Pai nosso...
Emitido em nossa Sede Patriarcal, Damasco, Síria, 11 de dezembro de 2011, 31º. Ano do nosso patriarcado.
(selo e assinatura patriarcal)

 

 
Copyright © Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria - Desenvolvido por: MQInfo