Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria

ENCÍCLICA 2012
 


ENCICLICA PATRIARCAL PARA A QUARESMA DO ANO 2012.
Em nome do auto-existente, sempiterno, de necessária existência...
O Todo poderoso,
Ignatius Zakai I Iwas, Patriarca da Santa Sé de Antioquia e de todo o Oriente,
Chefe supremo e universal da
IGREJA SIRIACA ORTODOXA
Em todo o mundo.

"ENOQUE ANDAVA COM DEUS E NÃO APARECEU MAIS PORQUE O SENHOR O LEVOU" (Genesis 5:24)*
Oferecemos bênçãos apostólicas, orações benevolentes, e saudações no Senhor aos nossos irmãos, Sua Beatitude Mar Basílio Thomas I, Católico (**) da Índia, suas eminências os metropolitas, bispos, aos nossos filhos espirituais os veneráveis sacerdotes, os devotos monges, às freiras, diáconos e diaconisas e a todo o nosso abençoado povo siríaco-ortodoxo. Que a Divina Providência os envolva através das orações da Virgem Maria, Mãe de Deus e São Pedro o chefe dos apóstolos e de todos os mártires e santos, amém.

ENCÍCLICAS E ÉDITOS
 
 
 
2015  
2015 Aramaico  
 
 
 
 

 

   

Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado. (Gen. 5, 24)
Meus amados:
Como são felizes aqueles que reverenciam Deus e guardam seus mandamentos, aqueles que caminham na retidão do Seu caminho. Estes são os abençoados pela comunhão espiritual com Deus segundo o estado no qual o primeiro homem estava no Paraíso do Éden antes da sua queda no pecado.
Por outro lado quão desesperado é o homem quando em estado de rebeldia distancia-se de Deus e foge da Sua santa face. Teme aproximar-se dEle, pois, isto requer harmonia e candura, virtude e santidade com Deus em pensamento, palavras e atos.
Assim a Bíblia Sagrada ensina: "esforçai-vos para viver em paz com todos os homens e sede santos, sem santidade ninguém verá o Senhor." (Hebreus 12:14)
Com santidade muitos escolhidos do Velho Testamento agradaram a Deus, e, eles foram chamados "filhos de Deus" e "boas sementes".
Entre eles estavam seus arautos chamados de patriarcas e eram simultaneamente os lideres do seu povo e também seus prelados. Estes líderes conduziam o povo para as boas ações, à caridade enquanto proibiam o mal. Honestamente relatavam a Divina Revelação e assim o predecessor entregava ao seu sucessor a Divina Aliança e as verdadeiras profecias do advento do Messias. "Na fé morreram todos estes, sem terem recebido as pomessas, mas vendo-as de longe e saudando-as e confessando que eles eram peregrinos e hóspedes sobre a Terra." (Hebreus 11:13)
Enoque era famoso entre estes ancestrais e não experimentou a morte porque Deus o levou vivo. Lemos a seu respeito na Bíblia Sagrada: "e ele andou com Deus, e não apareceu mais porque o Senhor o levou" (Gen. 5:24) e, também, "por fé Enoque foi levado desta vida, e assim não experimentou a morte; não pode ser encontrado porque Deus o levou mas antes de ser levado, foi chamado como aquele que agradou a Deus". É justamente isto que distinguiu Enoque dos outros da sua geração. Em outras palavras, ele O agradava em atos e comportamento, assim estava em plena comunhão com Deus, em constante oração e ininterrupta contemplação.
O fato de Enoque ter sido levado vivo aos céus em corpo e alma é uma prova concreta confirmatória da doutrina da imortalidade do ser humano e da vida eterna. É também, um chamamento ou convocação de Deus para o homem caminhar com Ele, Deus, de modo a conquistar a felicidade eterna, assim ele será um homem de Deus nos dois mundos e somente de Deus, como dito pelo apóstolo Paulo, "porque se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos, logo ou nós vivamos ou morramos sempre somos do Senhor." (Romanos 14:8). Nossa vida nesta terra não é avaliada por sua extensão ou brevidade, mas por sua qualidade e na nossa proximidade a Deus. Tanto quanto ela se prolongar porém, ela terá um fim e a sua duração não reflete a satisfação de Deus conosco, nem sua brevidade mostra seu descontentamento. Na verdade Deus estava satisfeito com Enoque e o levou mesmo sendo mais jovem do que seus ancestrais.
Da mesma forma, nossa vida terrena apesar da sua brevidade e todas as tribulações e dilemas é muito preciosa porque decidirá nosso destino final.
Busquemos então a herança celestial uma vez que Nosso Senhor Jesus Cristo nos convidou a segui-lo carregando a Sua Cruz sem prometer descanso nesta vida, muito pelo contrário, Ele claramente mostrou-nos que o caminho para o reino dos céus é muito difícil. Este foi o caminho que Ele nos deu. Ele nos prometeu estar conosco e foi chamado de "Emanuel" que quer dizer "Deus está conosco" (Mateus 1:23). "Se Deus é para nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31)
Como é belo o canto do salmista: "ainda que caminhe no vale (tenebroso) da sombra da morte, não temerei mal algum, porque estais comigo!" (Salmo 23:4). Caminhar com Deus protege-nos das flechas de nosso inimigo, Satanás. Não nos salva somente dos inimigos visíveis e invisíveis como também é a defensa ao nosso de redor que nos protege e garante a vitória e conforto, serenidade e segurança, e, mais de tudo, toda a paz.
José, o virtuoso, caminhou com Deus e dele foi dito: "Porque o Senhor era com José, e fazia que todas as coisas lhe sucedessem felizmente" (Genesis 39:23). O segredo do sucesso de José em toda sua vida e sobrevivência as tentações é o seu vinculo às leis do Senhor e a sua confiança nEle, especificamente, caminhando com Deus.
É inspirador o salmista descrevendo o homem virtuoso: "abençoado o homem que não se deixa levar pelo conselho dos ímpios. Nem envereda pelo caminho dos pecadores, ou toma assento na companhia dos escarnecedores, mas, se compraz na lei do Senhor, e a medita dia e noite. É como a árvore plantada à beira das águas correntes, que em seu tempo próprio dá o seu fruto, e, cujas folhas não murcham. Tudo que ele fizer há de prosperar" (Salmo 1; 1-3). Este é o homem que caminha com Deus não desviando seu passo. Permanece distante do pecado e não comete ofensas. É constante no meditar a palavra de Deus para melhor conhecer Sua vontade e aplicá-la, e, assim crescer na graça gerando frutos espirituais.
Tomemos os homens virtuosos de Deus como nossos exemplos. São eles que meditam sobre a lei do Senhor dia e noite. Estão felizes por estarem com Deus em constante oração, individual ou comunitária, pública ou privada.
Seu prazer está em falar com o Senhor e ouvir as Suas palavras. Assim caminham com Ele e nada mais desejam na vida a não ser o Senhor. Conversam com ele e com o salmista cantam dizendo: "Quão amável é Tua habitação, Senhor Deus todo poderoso! Minh'alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne chamam pelo Deus Vivo... Abençoados os que habitam na Tua morada, eles Te glorificam eternamente. Abençoados são aqueles cujas forças estão contigo e seus corações em peregrinação" (Salmo 84), "Além de Vós quem eu tenho no Céu? E a terra nada tem que eu deseje alem de Vós" (Salmo 73:25). Quão magnífica é a oração de Moises ao Senhor: "Senhor se eu achei graça diante de Ti, peço que caminhes conosco" (Êxodo 34:9). Como disse Deus: "Eu, pois, habitarei neles e andarei entre eles e serei o seu Deus, e, eles serão o meu povo" (II Coríntios 6:16).
Amados:
A Santa Quaresma é uma oportunidade de ouro e uma ocasião preciosa que podemos aproveitar para renovar nossas promessas a Deus e caminhar com Ele neste período e em todos os dias das nossas vidas. Deixemos que Ele seja nosso Deus e nós o seu povo. Agarremo-nos firmemente à virtude da abstinência como ditada pela Santa Mãe a Igreja. Que o nosso jejum seja um misto de caridade e distribuição aos pobres e necessitados. Nosso arrependimento seja pleno e de retorno a Deus. Sejamos constantes na oração para que o Senhor nos livre de todas as tribulações que possam interromper nossa jornada espiritual. Que o Senhor ainda remova todas as tentações que nos atraem ao mundo e às coisas terrenas e assim nos distanciam do céu e das coisas espirituais.
Que Ele arranque o que escurece nossa visão e nos afasta da negligência das perspectivas espirituais das nossas vidas.
Em verdade que esta nossa Quaresma seja plena de súplicas e que o Senhor nos abençoe com faculdades espirituais ajudando-nos a buscar o Caminho do Senhor em permanente meditação da Sua palavra seguindo os virtuosos e puros que agradaram ao Senhor com suas vidas de modo a merecer, como eles a vida eterna.
Que o Senhor vos abençoe e aceite vosso jejum, orações e doações aos pobres. Que Ele vos inspire com, Sabedoria Divina para caminhar com Ele na Divina Luz e assim não vos desvieis de Seus mandamentos jamais. Que Ele multiplique vossos talentos e vos ornamente com a vitória das contendas espirituais. Que vos garanta dias bons para celebrar alegres Sua gloriosa ressurreição enquanto Ele lança misericórdia sobre as almas dos fieis falecidos. Amem.
PUBLICADA NA NOSSA SÉDE PATRIARCAL EM DAMASCO, SÍRIA, AOS DEZ DIAS DE FEVEREIRO DE 2012, TRIGÉSIMO SEGUNDO ANO DO NOSSO PATRIARCADO
------------------------------------------
* Notas do Tradutor: Enoque, filho de Jared e pai de Matusalém, viveu segundo o livro do Genesis 365 anos e consta na genealogia de Adão. A título de localização histórico-religiosa, Matusalém gerou Lamec e este gerou Noé que por sua vez gerou Sam, Cam e Jafet.
São atribuídos dois livros a Enoque, O Livro de Enoque e o Livro dos Segredos de Enoque, ambos considerados apócrifos pelas Igrejas Cristãs, pois, pouco se sabe a respeito das suas origens, crêem alguns estudiosos que o Livro dos Segredos de Enoque tenha sido escrito por volta do primeiro século do cristianismo, no entanto, existem muitas informações básicas que constam no Antigo Testamento e outras tantas acrescidas por algum judeu helenizado de Alexandria (atual Egito). A cópia encontrada está em grego e foi localizada na Rússia. O tema do livro é uma visão apocalíptica de Enoque ao fazer uma viagem pelos dez céus até encontrar-se com o Senhor (Messias) depois de passar pelo inferno.
** Católico, no sentido de universal, título atribuído a um bispo que se torna o superior de todos os metropolitas, bispos, da Igreja em geral na região podendo estender-se a diferentes estados ou países. Em aramaico chamamos de "Maferiono" que quer dizer frutífero pois, ele tem praticamente todos os poderes de um Patriarca na região inclusive ordenando bispos e outras categorias sacerdotais. O importante é saber que ele deve respeito e submissão ao Patriarca e não se trata de Igreja separada da nossa. Importante também é saber que não corresponde ao cargo de cardeal da Igreja Católica Romana. Na história da nossa Igreja ficou famoso o Maferiono BAR HEBROIO (Bar Hebraeus) que administrou a Igreja desde o Iraque até a Índia faz referencia em seus escritos a Gengis Can e na proteção dada as Igrejas Cristãs sob seu domínio.

Tradução por : Aniss Ibrahim Sowmy

 
Copyright © Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria - Desenvolvido por: MQInfo