MAS LIVRAI-NOS DO MAL

...Mas livrai-nos do mal!
(...elo façon me bixo)
O demônio é verdadeiro?
Satã ou Lúcifer realmente existe?
Cristo foi tentado no deserto pelo demônio, pois, este último sabia da razão da vinda do Filho de Deus à vida terrena.
O demônio mesmo sabendo que Nosso Senhor, Jesus Cristo, o Messias, o Filho do Deus Altíssimo, o Verbo Encarnado por ter tanto a natureza divina como a humana na sua pessoa, tenta-O por seu lado humano.
É dogma da nossa Igreja que em Jesus Cristo a sua natureza divina e a humana se unem sem confusão.
Alguns teólogos modernamente afirmam que o demônio nada mais é do que a ausência de Deus, mas na verdade, o demônio, também é criação de Deus que por livre arbítrio optou por uma conduta errada. Deixemos isto para outra vez quando abordarmos a teoria dos anjos.
No momento é preciso entender que o demônio não é a ausência de Deus, isto nãoé verdade, pois, a ausência implica em não agir ou inexistência de ação e, ao contrário, a existência do malévolo conduz a atos ou ações pecaminosas e prejudiciais à humanidade.
A ação detalhada do demônio é a tentação do ser humano e a sua queda e ele continuamente busca uma queda incessante do homem.
Quando ateus e falsos mestres falam da inexistência da verdade absoluta e que tudo é relativo vemos na verdade o malígno operando.

Coube a Cristo confrontá-lo dando-nos o exemplo maior no deserto onde nem a sede ou a fome nem mesmo a promessa de todo poder na terra possam nos vencer.
Não dar espaço ao erro é também afastar-se da tentação que nos envolve e faz pecar. A ocasião do pecado está vinculada a determinadas circunstancias como leituras de livros ou determinados programas que podem nos induzir em pecado.
Erramos uns contra os outros mas pecamos contra Deus.
Luz, sabedoria, bonança, benesses, misericórdia, piedade, compaixão, perdão e paz são os verdadeiros atributos do Divino que quer que nós humanos imitemos.
Nunca seremos iguais a Ele mas dotados da perfectibilidade e do livre arbítrio poderemosnos tornar-nos seus filhos diletos e consequentemente verdadeiros herdeiros do Reino Celeste.
Na verdade só com obras de misericórdia, ou seja obras que afetam de modo positivo os próximos é que podemos alcançar a graça divina.
As chamadas trevas, são na verdade o campo fértil do mal ou do demônio, implicam em medo, desconhecimento ou ignorância, egoísmo e ciúmes, sede de poder, corrupção, mentira e todos os males por que optamos através do nosso livre arbítrio, com estas obras más somos condenados à danação eterna ou morte espiritual.
Deus não nos tenta, na verdade nós com o nosso livre arbítrio optamos por este ou aquele caminho.
Deus é a fonte criadora, o Arquiteto Maior e na sua incomensurável sabedoria dotou-nos do livre arbítrio, portanto, não existe predestinação no nosso modo de entender o Cristianismo, no entanto, por ser nossa natureza humana fraca, o Altíssimo manda seu FilhoÚnico para nos orientar e salvar dos desmandos do mal começando pelo pecado original.
Observe que quando os apóstolos pedem a Cristo para ensiná-los a rezar, Ele profere a oração do PAI NOSSO na qual cita tacitamente “livrai-nos do mal” dando assim a maior prova da existência do demônio ou como queiram Satã ou Lúcifer ou ainda o Diabo, diferentes desinências do maligno, aquele anjo decaído segundo as escrituras.
Cristo nos resgata e nos aproxima do Deus Pai, tornando-nos seus irmãos, filhos do mesmo Pai e mais ainda ora por nós e pede finalmente ao Pai para que envie o Espírito Santo para nos completar.
A vida em Cristo é justamente o que nos mantém afastados do maligno e suas tentações que nos conduzem à danação eterna.
A vida em Cristo é nos mantermos no caminho da verdade, da retidão, da justiça, do amor, da Salvação.
Façamos a nossa parte!

Aniss Ibrahim Sowmy
(2013 – Centenário do Nascimento de Ibrahim Gabriel Sowmy)