PÁSCOA: AMAR, PERDOAR E SERVIR

Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, para que vós também mutuamente vos ameis. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13: 34-35)

Caros Amigos,

Mandamento vem do latim "mandatum" (mandare), e Cristo na proximidade da hora em que será glorificado, ou seja a Páscoa, dá um novo mandamento aos seus discípulos e seguidores.

Finda a refeição que celebrava a Páscoa Judaica, isto no que chamamos hoje de Quinta Feira Santa.

ENSINAMENTOS
Diaconato e Dia dos Pais

Após a celebração da tradicional Páscoa Judaica que comemorava a libertação dos israelitas do jugo egípcio, Jesus Cristo institui a Sagrada Comunhão, parte o pão e distribui aos discípulos e toma o vinho mandando beber todos do mesmo cálice.

Este pão utilizado na Comunhão que Cristo abençoa, parte e distribui, não é pão ázimo, pois os judeus só comiam o pão ázimo, ou seja sem fermento, acompanhado de raízes amargas para lembrar o sofrimento da escravidão no Egito. Em seguida festejavam com alimentos festivos como assados, vinho, etc...

Portanto, depois de instituir a Santa Eucaristia, Jesus Cristo, o Filho de Deus, toma da bacia de água e de uma toalha e passa a lavar os pés dos seus discípulos.

Vamos a análise dos fatos:

Na lei mosaica, ou seja para os judeus, sacrifícios eram mais importantes que amor e misericórdia, assim nas festividades da Páscoa, voltavam-se os judeus para o seu templo em Jerusalém e ofereciam sacrifícios animais.

Cristo diferentemente enfatiza o amor e o perdão.

A citação acima do Evangelho de São João define o novo mandamento -

A liderança através da servidão!

O Filho do Homem não veio para ser servido mas para servis, pois, Cristo veio a este mundo para servir e, inclusive, na sua morte, serviu a humanidade outorgando-nos a salvação!

Morreu na Cruz por nossos pecados e consequentemente para nossa salvação.

Humilhado, cuspido, recebeu chibatadas, coroa de espinhos na cabeça, xingamentos, cravos nas mãos e nos pés, lança no flanco, tudo suportou, agonizou e tudo suportou para nos servir!

Puro amor, pura misericórdia para nos permitir alcançar a graça plena!

E você, a quem serve?

Líderes religiosos e fiéis, pais de família e filhos, mestres e alunos, políticos e eleitores, empresários e empregados, a quem servis?

Sede como Cristo - Amai-vos uns aos outros por amor a Cristo!

Nesta Semana Santa que se aproxima, assim como a terra se embebe da água da chuva satisfazendo sua sede, comunga, você, do Corpo e Sangue de Cristo saciando tua sede, tua ansiedade na graça divina.

No entanto, antes de comungar da Santa Eucaristia faça uma autocrítica, confesse que errou todo este tempo e que arrependido passarás só a amar o próximo!

Participe!

Você é muito importante para Cristo! Ele se sacrificou por você!

E mais ainda te abençoou antes de você nascer!

"Bem aventurados aqueles que creram sem me ver!"