CRUZ PEITORAL

A Cruz Peitoral é usada pelos bispos e alguns sacerdotes da Igreja. Deve ser portada presa ao peito por um cordão ou corrente e é um símbolo de cargo de responsabilidade pública, significando o amor e devoção do portador pela Cruz de Cristo.

A Cruz Peitoral é outorgada por SS. O Patriarca da Cátedra de Antioquia ou pelo Bispo Diocesano sempre com autorização do Sumo Pontífice.

Convém lembrar que na Igreja Siríaca ou Sirian Ortodoxa de Antioquia, não existe efetivamente o cargo de Arcebispo ou o termo Arquidiocese na estrutura eclesial, uma vez que também não existe o cargo de Cardeal.

O que efetivamente existe na Igreja de Antioquia é a supremacia do Sumo Pontífice que é o Patriarca, os bispos que formam o Santo Sínodo e o clero em geral formado por sacerdotes, monges, freiras, diáconos e o povo constituindo-se no rebanho divino.

É objetivo da Igreja fazer com que cada bispo mantenha na sua diocese um ou mais mosteiros, conventos, seminários, coordenando as várias paróquias juntamente com os párocos.

ENSINAMENTOS
Diaconato e Dia dos Pais

Recebe o sacerdote quando da sua ordenação episcopal, a Cruz Peitoral juntamente com os Ícones diretamente de SS o Patriarca, os quais deverá usar. A Cruz Peitoral neste caso equivale à Cruz Episcopal das demais Igrejas Irmãs. Os demais membros do clero como párocos, frades, monges, freiras e diáconos não usam a Cruz Peitoral.

Quando o Patriarca ou o bispo local outorgam uma Cruz Peitoral a um monge, e desde que este seja sacerdote, dignificam-no com o título de Maior ou Raban (Rabai) que quer dizer em verdade o maior hierárquico entre os irmãos na localidade.

O ato de SS o Patriarca outorgar diretamente a Cruz Peitoral a um padre celibatário num local ou região em que não exista bispo distingue-o; isto distingue este sacerdote como o seu escolhido para uma possível ascensão ao episcopado.

O povo e o clero local assim como o Santo Sínodo tem o direito de apoiar ou recusar tal escolha desde que justificada. No entanto, normalmente a escolha Patriarcal coincide com a vontade popular e a do Santo Sínodo.

O sacerdote por sua vez apontado para usar a Cruz Peitoral deve distinguir-se pelo trabalho comunitário, desenvolvimento espiritual pessoal e buscar aprofundar seus conhecimentos religiosos; deve ser uma referência para os demais irmãos do clero e deve ter uma vida exemplar.

O portador da Cruz Peitoral tem o direito de presidir as cerimônias religiosas quando presente portando sempre sua Cruz Peitoral.

Nas cerimônias civis dever ser respeitado e seu cargo hierárquico pode ser comparado no Ocidente ao do Monsenhor, ou uma prelazia em formação, consequentemente sem uma jurisdição ainda definida.

Essencialmente a Cruz Peitoral pode ou não vir acompanhada de uma carta de representação patriarcal. A tradição da Igreja determina que o portador da Cruz Peitoral é o representante patriarcal nos assuntos religiosos na localidade, já nos assuntos legais civis locais precisa da carta de anuência patriarcal.

O bispo diocesano por sua vez, com anuência do patriarca, pode distinguir um ou mais padres sob sua orientação para portarem a Cruz Peitoral por exemplo no caso do Maior num Mosteiro ou Convento (Abade ou Abadessa), o diretor de um seminário ou escola, etc... mas é preciso que exista uma razão específica para tanto.

A Cruz Peitoral como se vê aumenta a responsabilidade do sacerdote tanto para com a sua comunidade como para com a Igreja em geral.
Reza a tradição da Igreja Sirian Ortodoxa que quando um sacerdote recebe a Cruz Peitoral, é convidado pelas famílias da coletividade local para abençoar seus lares com sua nova cruz.

* * * * *

Histórico da Cruz Peitoral na Igreja Siríaca Ortdoxa no Brasil

1958 - Arcipreste Musa Tuma Hakim (já falecido) - Cruz outorgada pelo então Patriarca, Mar Ignatius Jacó III.

1967 - Pe. Severius Hawa, atual bispo de Mosul no Iraque - Cruz outorgada pelo então Patriarca Mar Ignatius Jacó III.

1981 - Pe Musa Mtanos Salama, ordenado em 1982 como primeiro bispo para as missões no Brasil com sede em Belo Horizonte (já falecido) - Cruz outorgada pelo atual Patriarca SS Mar Ignatius Zakkai I, Iwas.

1981 - Curaepíscopo Antonio Nakkoud, pároco da Catedral de São Jorge, Campo
Grande MS, cruz outorgada por SS Mar Ignatius Zakkai I, Iwas.

1984 - Pe. Jamil Kedder Abdelahad (Pe. Addai) - Cruz outorgada por SS Mar Ignatius Zakkai I, Iwas.

1991 - Pe. Severius Murad - atual bispo de Terra Santa e Jordânia, Cruz outorgada por SS Mar Ignatius Zakkai I, Iwas.

2001 - Pe. Gabriel Danho Dahho - Cruz outorgada por SS Mar Ignatius Zakkai I, Iwas.