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A MÚSICA
SIRÍACA |
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RAÍZES E INFLUÊNCIAS
Não
há dúvida que o homem sempre tem expressado seus
sentimentos através da música. E este tipo de expressão
à qual chamamos de música tem de guardar segundo
os estudiosos estreita relação de harmonia, ritmo
e melodia a fim de agradar primeiramente aquele que compõe
a melodia e principalmente aos que a escutarão.
Não se tem registro de música mais antigo do que
as do Oriente Médio, e em especial só há
notícias de músicas religiosas que atravessaram
séculos vindas até nós através da
tradição escrita e oral.
Logo quando os primeiros povos de Antioquia abraçam a nova
doutrina do Cristianismo ditada por São Paulo o apóstolo,
segundo os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, proliferam
os cantos de exaltação, glorificação,
louvores e súplicas a Deus e a seu Filho Jesus Cristo.
Naturalmente algumas melodias podem ter sido tiradas do cancioneiro
popular ou religioso praticado na época como podemos observar
em algumas melodias primárias até hoje entoadas
na Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia (basluth emo diletok,
ou texbuhto laloho), mas, o requinte a que atinge por volta do
quarto século da era cristã com as composições
de Santo Efrem o Siríaco, suas escalas - seblotho - permitindo
ao cantor ou músico cantar a mesma letra em pelo menos
dezesseis diferentes melodias é algo que impressiona até
hoje o mundo da arte musical. É Santo Efrem que dita a
organização das Igrejas Siríacas e adota
vozes masculinas e femininas em seus corais. Santo Efrem transforma
suas preces em verdadeiras obras de arte de louvor a Deus, ensinamento
cristão, valorização do homem e da sociedade,
respeito mútuo, ética, história e até
mesmo teatro.
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Entre outros
grandes compositores da arte musical siríaca podemos citar São
Tiago, Simão o ceramista (kukoio), Santo Balai, e o grande Rábula
de Edessa; este último, cujos solos podem alcançar onze
variações sobre o mesmo tema.
Santo Ambrósio, santo dos primórdios da Igreja Católica
Romana fica atônito quando vê e cita que em sua visita ao
oriente presenciou cerimônias religiosas cristãs nas igrejas
com mais de quarenta músicos tocando quinze diferentes instrumentos
musicais.
É inegável a influência sonora histórica da
música siríaca sobre a música árabe do oriente
médio como, por exemplo, quando o cantor ou cantora dramatiza o
"ia leili.." que nada mais é do que o canto solo da palavra
"aleluia" antecedendo o canto do evangelho.
Outros exemplos típicos tomados da Igreja Siríaca são
as chamadas "muaxahat" originadas das "muxhotho",
ou mesmo o solo tradicional intermediário que o cantor árabe
faz na sua apresentação, se analisado veremos que musicalmente
é uma cópia explicita da forma de súplicas sacerdotais
"husoie" das diversas cerimônias religiosas.
Sem sombra de dúvida analisada a riqueza musical cultural da Igreja
Siríaca Ortodoxa podemos afirmar que ela influenciou diretamente
todo o Oriente Médio desde a Ásia Menor até os confins
da Pérsia, atual Irã, norte da África chegando até
os Bálcãs. Ainda hoje pelo menos utilizam seus ensinamentos
e estilo musical as Igrejas Rum Ortodoxa da Cátedra de Constantinopla,
Melquita, Maronita, Caldaica, Siríaca Católica além
de todo o Islamismo disperso pelo mundo onde o Alcorão se lê
cantado a exemplo do Grande Ticiano (Titianos - 170AD) que cantava nos
primórdios do Cristianismo o Diateseron ou Quatro Evangelhos quando
propagava a nova doutrina nos domínios do Império Romano.
Aniss Ibrahim
Sowmy
Diácono Evangelista
CORAL
DA IGREJA SIRÍACA ORTODOXA
SANTA MARIA
Formado pelas
senhoras, mães e filhas das famílias, da coletividade siríaca
ortodoxa de São Paulo, em especial por aquelas que freqüentam
a Igreja Siríaca Ortodoxa Santa Maria tem participação
contínua durante anos nas diversas cerimônias religiosas
celebradas no decorrer dos anos sempre de forma voluntária com
grande devoção e dedicação.
Treinando
semanalmente sob a orientação do pároco da Igreja
Siríaca Ortodoxa Santa Maria, Monsenhor Gabriel Dahho, apresenta
canções em aramaico, a língua de Nosso Senhor Jesus
Cristo e em árabe.
O esforço
e a continuidade do trabalho sob orientação do sacerdote
tem atraído a atenção de diversos estudiosos da língua
aramaica e de história da antiguidade cristã das diversas
faculdades de teologia das mais diversas seitas cristãs.
Indubitavelmente
o canto espontâneo e dedicado traz a alegria do verdadeiro sentimento
cristão ao coração dos fiéis que o ouvem.
MONSENHOR
GABRIEL DAHHO
Pároco da Igreja Siríaca Ortodoxa Santa Maria
Nascido em
1970 em Kamixlie, Síria, filho do poeta e músico Denho Dahho,
freqüentou o Seminário de Damasco do Patriarcado Siríaco
(Sirian) Ortodoxo, ordenou-se monge e padre celibatário em 1996
pela imposição das mãos de SS Mar Ignatius Zakkai
I, Iwas, Patriarca Siríaco Ortodoxo de Antioquia e de Todo o Oriente
e Sumo Pontífice da Igreja Universal Siríaca Ortodoxa de
Antioquia e Presidente do Conselho Mundial das Igrejas. Serviu em Alepo
na Síria no Bispado Siríaco Ortodoxo de Alepo e Cercanias
na qualidade de secretário episcopal de S. Emcia Mar Gregorios
Youhanon Ibrahim, bispo ecúmeno e membro do Comitê Permanente
do Concílio das Igrejas Orientais Ortodoxas; ministrou aulas de
cantos religiosos no Mosteiro de Damasco por três anos e depois
serviu a comunidade no Cairo, Egito, vindo a ser indicado logo em seguida
para a paróquia de Santa Maria em São Paulo. Sua dedicação
e zelo têm ampliado a participação comunitária,
desenvolvendo o diaconato e organizando a coletividade de forma significativa.
Recebeu a Cruz Peitoral em 2001 das mãos de S. Emcia Mar Severius
Murad, bispo de Jerusalém, Terra Santa e Jordânia por ordem
de SS. O Patriarca Mar Ignatius Zakkai I.
A Igreja
Siríaca Ortodoxa Santa Maria, mantida pela Comunidade Beneficente
Sirian Ortodoxa Santa Maria, é administrada pela Diretoria da Igreja
presidida pelo Diácono e Comendador Elie Werdo. A Igreja, por sua
vez tem como suporte a Comunidade Beneficente Sirian Ortodoxa Santa Maira,
administrada por um Conselho composto dos membros das famílias
fundadoras, Conselho, este presidido pelo Diácono e Comendador
Tuma Kass Moussa,
A Igreja mantém até hoje a tradição de cantar
em aramaico a liturgia da Santa Missa bem como as demais cerimônias
e algumas partes em português e árabe.
Apresentação
do Coral - Club Homs
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