Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria

 
A MÚSICA SIRÍACA
 
RAÍZES E INFLUÊNCIAS

Não há dúvida que o homem sempre tem expressado seus sentimentos através da música. E este tipo de expressão à qual chamamos de música tem de guardar segundo os estudiosos estreita relação de harmonia, ritmo e melodia a fim de agradar primeiramente aquele que compõe a melodia e principalmente aos que a escutarão.
Não se tem registro de música mais antigo do que as do Oriente Médio, e em especial só há notícias de músicas religiosas que atravessaram séculos vindas até nós através da tradição escrita e oral.
Logo quando os primeiros povos de Antioquia abraçam a nova doutrina do Cristianismo ditada por São Paulo o apóstolo, segundo os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, proliferam os cantos de exaltação, glorificação, louvores e súplicas a Deus e a seu Filho Jesus Cristo.
Naturalmente algumas melodias podem ter sido tiradas do cancioneiro popular ou religioso praticado na época como podemos observar em algumas melodias primárias até hoje entoadas na Igreja Siríaca Ortodoxa de Antioquia (basluth emo diletok, ou texbuhto laloho), mas, o requinte a que atinge por volta do quarto século da era cristã com as composições de Santo Efrem o Siríaco, suas escalas - seblotho - permitindo ao cantor ou músico cantar a mesma letra em pelo menos dezesseis diferentes melodias é algo que impressiona até hoje o mundo da arte musical. É Santo Efrem que dita a organização das Igrejas Siríacas e adota vozes masculinas e femininas em seus corais. Santo Efrem transforma suas preces em verdadeiras obras de arte de louvor a Deus, ensinamento cristão, valorização do homem e da sociedade, respeito mútuo, ética, história e até mesmo teatro.


 
ENSINAMENTOS
Diaconato e Dia dos Pais

Entre outros grandes compositores da arte musical siríaca podemos citar São Tiago, Simão o ceramista (kukoio), Santo Balai, e o grande Rábula de Edessa; este último, cujos solos podem alcançar onze variações sobre o mesmo tema.
Santo Ambrósio, santo dos primórdios da Igreja Católica Romana fica atônito quando vê e cita que em sua visita ao oriente presenciou cerimônias religiosas cristãs nas igrejas com mais de quarenta músicos tocando quinze diferentes instrumentos musicais.
É inegável a influência sonora histórica da música siríaca sobre a música árabe do oriente médio como, por exemplo, quando o cantor ou cantora dramatiza o "ia leili.." que nada mais é do que o canto solo da palavra "aleluia" antecedendo o canto do evangelho.
Outros exemplos típicos tomados da Igreja Siríaca são as chamadas "muaxahat" originadas das "muxhotho", ou mesmo o solo tradicional intermediário que o cantor árabe faz na sua apresentação, se analisado veremos que musicalmente é uma cópia explicita da forma de súplicas sacerdotais "husoie" das diversas cerimônias religiosas.
Sem sombra de dúvida analisada a riqueza musical cultural da Igreja Siríaca Ortodoxa podemos afirmar que ela influenciou diretamente todo o Oriente Médio desde a Ásia Menor até os confins da Pérsia, atual Irã, norte da África chegando até os Bálcãs. Ainda hoje pelo menos utilizam seus ensinamentos e estilo musical as Igrejas Rum Ortodoxa da Cátedra de Constantinopla, Melquita, Maronita, Caldaica, Siríaca Católica além de todo o Islamismo disperso pelo mundo onde o Alcorão se lê cantado a exemplo do Grande Ticiano (Titianos - 170AD) que cantava nos primórdios do Cristianismo o Diateseron ou Quatro Evangelhos quando propagava a nova doutrina nos domínios do Império Romano.

Aniss Ibrahim Sowmy
Diácono Evangelista

CORAL DA IGREJA SIRÍACA ORTODOXA
SANTA MARIA

Formado pelas senhoras, mães e filhas das famílias, da coletividade siríaca ortodoxa de São Paulo, em especial por aquelas que freqüentam a Igreja Siríaca Ortodoxa Santa Maria tem participação contínua durante anos nas diversas cerimônias religiosas celebradas no decorrer dos anos sempre de forma voluntária com grande devoção e dedicação.

Treinando semanalmente sob a orientação do pároco da Igreja Siríaca Ortodoxa Santa Maria, Monsenhor Gabriel Dahho, apresenta canções em aramaico, a língua de Nosso Senhor Jesus Cristo e em árabe.

O esforço e a continuidade do trabalho sob orientação do sacerdote tem atraído a atenção de diversos estudiosos da língua aramaica e de história da antiguidade cristã das diversas faculdades de teologia das mais diversas seitas cristãs.

Indubitavelmente o canto espontâneo e dedicado traz a alegria do verdadeiro sentimento cristão ao coração dos fiéis que o ouvem.

MONSENHOR GABRIEL DAHHO
Pároco da Igreja Siríaca Ortodoxa Santa Maria

Nascido em 1970 em Kamixlie, Síria, filho do poeta e músico Denho Dahho, freqüentou o Seminário de Damasco do Patriarcado Siríaco (Sirian) Ortodoxo, ordenou-se monge e padre celibatário em 1996 pela imposição das mãos de SS Mar Ignatius Zakkai I, Iwas, Patriarca Siríaco Ortodoxo de Antioquia e de Todo o Oriente e Sumo Pontífice da Igreja Universal Siríaca Ortodoxa de Antioquia e Presidente do Conselho Mundial das Igrejas. Serviu em Alepo na Síria no Bispado Siríaco Ortodoxo de Alepo e Cercanias na qualidade de secretário episcopal de S. Emcia Mar Gregorios Youhanon Ibrahim, bispo ecúmeno e membro do Comitê Permanente do Concílio das Igrejas Orientais Ortodoxas; ministrou aulas de cantos religiosos no Mosteiro de Damasco por três anos e depois serviu a comunidade no Cairo, Egito, vindo a ser indicado logo em seguida para a paróquia de Santa Maria em São Paulo. Sua dedicação e zelo têm ampliado a participação comunitária, desenvolvendo o diaconato e organizando a coletividade de forma significativa. Recebeu a Cruz Peitoral em 2001 das mãos de S. Emcia Mar Severius Murad, bispo de Jerusalém, Terra Santa e Jordânia por ordem de SS. O Patriarca Mar Ignatius Zakkai I.

A Igreja Siríaca Ortodoxa Santa Maria, mantida pela Comunidade Beneficente Sirian Ortodoxa Santa Maria, é administrada pela Diretoria da Igreja presidida pelo Diácono e Comendador Elie Werdo. A Igreja, por sua vez tem como suporte a Comunidade Beneficente Sirian Ortodoxa Santa Maira, administrada por um Conselho composto dos membros das famílias fundadoras, Conselho, este presidido pelo Diácono e Comendador Tuma Kass Moussa,
A Igreja mantém até hoje a tradição de cantar em aramaico a liturgia da Santa Missa bem como as demais cerimônias e algumas partes em português e árabe.

Apresentação do Coral - Club Homs

 

 
Copyright © Igreja Sirian Ortodoxa Santa Maria - Desenvolvido por: MQInfo